A acne é uma doença que acomete os folículos pilossebáceos, existentes em grande quantidade na região facial. A hiperatividade das glândulas sebáceas leva a uma produção aumentada de sebo, com conseqüente obstrução dos folículos pilossebáceos. Além disso, a hiperqueratinização (produção aumentada de queratina) na primeira camada da pele contribui para esta obstrução.

O resultado de todos estes fatores é a formação de pequenos pontos brancos ou negros elevados sobre a pele, denominados “comedões” ou “cravos”. A medida que a glândula continua a secretar sebo e a via de saída do folículo estiver obstruída, as paredes laterais da glândula dilatam-se. O “comedão” transforma-se, então, em espinha ao ser infectado por bactérias.

Na adolescência

A acne é uma afecção dermatológica freqüente entre os adolescentes. Em geral, inicia-se na puberdade, pode afetar adultos jovens e persistir por longo período se não tratada. Na puberdade, as alterações hormonais são as principais responsáveis pelo surgimento e piora dos quadros de acne, principalmente devido ao aumento da secreção de testosterona (principal hormônio masculino).

Nesta fase ainda a acne pode se apresentar em diferentes graus de intensidade (1 a 4) e o tratamento deve ser orientado por um dermatologista de acordo com o grau apresentado pelo paciente.

A acne tem cura. Entre os diversos tratamentos podem ser usadas medicações tópicas e orais, porém o mais importante é a intervenção médica logo no início do quadro, para evitar o aparecimento de cicatrizes muitas vezes de difícil remoção.

Na mulher adulta

Vários são os fatores associados a presença de acne na mulher adulta, dentre eles a persistência de hiperatividade das glândulas sebáceas, alterações hormonais (principalmente quando as lesões se localizam em terço inferior da face, colo e dorso) e stress. Para cada uma destas alterações existe um tratamento específico que deve ser realizado após diagnóstico correto.

Entre as opções terapêuticas, destacam-se produtos tópicos e orais que atuam sobre a produção sebácea, limpeza de pele regular, peelings químicos e laser.