Consiste na aplicação de um produto fotossensibilizante na pele (o ácido 5-aminolevulínico – ALA), que após determinado período de tempo (aprox. 30min a 1h) penetra nas áreas de tecido tumoral, nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas.

 O tecido impregnado pela medicação é exposto a uma irradiação de luz concentrada e direcionada que provoca a destruição seletiva do tecido desta área . Pela sua distribuição na pele, permite o tratamento do fotoenvelhecimento nos seus variados graus (rejuvenescimento), lesões pré-malignas (queratoses actínicas), neoplasias cutâneas (carcinoma basocelular) e acne inflamatória.

Na acne, o ALA e seus subprodutos atuam nas glândulas sebáceas e na bactéria responsável pela inflamação diminuindo o componente inflamatório por um período de 1 mês, após 2 a 4 sessões semanais e é uma alternativa quando a utilização dos medicamentos usuais não é possível.

No tratamento do fotoenvelhecimento, a terapia fotodinâmica diminui lesões pré malignas (queratoses actínicas), vasos faciais dilatados (telangiectasias), manchas e estimula a formação de colágeno novo.

Após a aplicação, ocorre vermelhidão na área seguido de descamação e eventualmente a formação de crostas que se desprendem após 3 a 5 dias. São necessárias sessões mensais até a obtenção dos resultados.