O herpes simples é uma infecção viral e recorrente causada pelo vírus HSV-1 (mucosa labial, transmitido por contato direto) ou HSV-2 (área genital, transmitido por contato sexual), que atinge até 40% da população mundial. Quando em contato com a pele, o vírus é absorvido, percorre um trajeto nervoso e se instala no organismo, onde fica quiescente até ser novamente reativado.

Exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, stress emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica fazem com que o vírus saia do estado latente e se manifeste nos lábios, gengivas e próximo ao nariz.

As vesículas são precedidas por sensação de “formigamento e queimação” e duram em média 7 dias, desaparecendo sem deixar cicatriz.
O tratamento deve ser realizado com medicação antiviral oral, para evitar recidivas freqüentes e diminuir o tempo de infecção. Medidas preventivas como o uso constante de filtro solar labial e evitar exposição excessiva ao sol devem fazer parte da rotina dos pacientes.