Preenchimento cutâneo

A aparência da pele reflete diretamente o modo através do qual ela é sustentada. Conforme envelhecemos, as camadas naturais de suporte da pele, formadas por fibras colágenas e elásticas, se desgastam e se quebram, resultando na formação de rugas e vincos.

A aplicação de substâncias na derme (segunda camada da pele) com a finalidade de atenuar rugas, sulcos e linhas de expressão, é conhecida como preenchimento cutâneo.

Existem diversos produtos para esta finalidade, porém os mais seguros e eficazes são os preenchedores reabsorvíveis, dentre eles o ácido hialurônico e o ácido poli-L-láctico (Sculptra).

Ácido hialurônico

É uma substância (gel) naturalmente encontrada no organismo, totalmente reabsorvível.

Como age
Ao ser aplicada na segunda camada da pele, proporciona um efeito imediato de correção de linhas, sulcos e vincos. Este efeito tem uma durabilidade média de 6 meses, quando então nova aplicação poderá ser realizada.

Quais áreas podem ser tratadas:
• Sulco nasogeniano (linha entre o nariz e a boca)
• Lábios: contorno e aumento de volume
• Comissura oral (rugas no canto da boca)
• Cicatrizes de acne (distensíveis)

Como é feita aplicação:
Através de uma agulha fina, o médico realiza injeções seriadas nas linhas, sulcos e vincos a serem corrigidos, com a colocação do ácido hialurônico localmente.

Se necessário, previamente a aplicação, estas áreas podem ser anestesiadas.

Dúvidas frequentes

Segurança: o ácido hialurônico tem sido usado com segurança na area médica, como preenchedor cutâneo, desde 1996.
Devido a sua origem não animal, o produto é totalmente biocompatível, não sendo necessário a realização de testes alérgicos previamente a sua aplicação.

Efeitos colaterais: podem ocorrer temporariamente vermelhidão e inchaço nos locais das injeções. Estes sintomas desaparecem espontaneamente dentro de 2 a 3 dias.